top of page

Escritório de imigração prevê reabertura dos EUA em outubro

16/07/2021

Passaporte brasileiro (Foto: Sarah Passos)

As restrições de viagens entre Brasil e Estados Unidos devem ter um fim em outubro, segundo apuração do escritório de advocacia imigratória AG Immigration, dirigido por brasileiros e localizado na Califórnia.


De acordo com o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa, os indícios para a liberação estão aí: liberação para estudantes, retomada de agendamento de vistos, avanço da vacinação em massa no Brasil e lobby da indústria turística nos Estados Unidos.


“Nunca antes na história moderna houve tanta expectativa para a retomada total das solicitações de vistos e viagens internacionais para um país quanto atualmente existe para os EUA", aponta o especialista. "Nos bastidores, esta será a terceira tentativa de reabrir totalmente os serviços consulares para solicitantes de vistos na Embaixada e Consulados americanos no Brasil e a fronteira entre os dois países", aponta o especialista.


Segundo ele, as previsões anteriores de reabertura aconteceram em maio e julho. "Entretanto, devido ao atraso na vacinação em massa no Brasil durante o primeiro semestre, e o surgimento de variantes da covid-19 acabaram adiando a decisão", pondera Rodrigo Costa.

Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration (Foto: Divulgação AG Immigration)

Nas últimas semanas, no entanto, a vacinação deu sinais de avanço no País e a previsão agora promete ser mais assertiva, na visão do advogado. "Temos conhecimento de que o departamento de saúde dos EUA (CDC) tem trabalhado em conjunto com o Departamento de Segurança Interna (DHS) para monitorar as condições de saúde pública do Brasil no combate à pandemia, motivo pelo qual as fronteiras entre os dois países têm permanecido restritas desde maio de 2020”, continuou Costa.


Outros motivos para acreditar em um sinal verde ainda neste ano foram dados no início de 2021, segundo a AG Immigration. No período, os postos consulares dos Estados Unidos no Brasil voltaram a aceitar pedidos de vistos para propósitos considerados essenciais para a América, como determinados vistos de trabalho temporário e de imigração.


Mais recentemente, a Embaixada e Consulados também voltaram a disponibilizar agendamentos para quem precisa renovar ou solicitar vistos pela primeira vez, com prioridade para estudantes cujos cursos se iniciarão ou serão retomados a partir de agosto.


Rodrigo Costa também comenta sobre a pressão da indústria do Turismo norte-americana como fator importante. “Para se ter uma ideia, em 2019 o Turismo gerou US$ 712 bilhões aos Estados Unidos, enquanto em 2020, devido a pandemia, este número diminuiu para US$ 396,37 bilhões. Uma queda de 42,1%. Já em 2021, a previsão é de retomada total do crescimento do Turismo nos EUA até o fim do ano, o que dependem bastante da reabertura de fronteira com países que tradicionalmente viajam para visitar as muitas atrações turísticas da América, incluindo a China, Reino Unido e o Brasil.”


Por fim, no último dia 7 de julho, a Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, declarou que o governo americano pretende realmente afrouxar as restrições internacionais neste segundo semestre, embora sem revelar detalhes.


"Há uma imensa demanda reprimida por conta da pandemia, e a tendência é que com o fim das restrições de viagem o país receba uma quantidade recorde de visitantes, o que certamente contribuirá decisivamente para geração de novos empregos e desenvolvimento da economia americana”, concluiu o CEO.


Fonte: Panrotas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page