Turismo do Paraná recebe manual de conduta segura para retomada

12/08/2020


Pensando na retomada do setor de Turismo do Paraná, o Sebrae/PR e a FecomercioPR, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), elaboraram manuais de Conduta Segura para serviços de bares e restaurantes, de hospedagem e para eventos.


Nesta primeira fase, foram capacitadas 417 pessoas, de 351 empresas. O trabalho agora está na segunda fase, com revisão dos três manuais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Paraná Turismo, e a produção para outros dois novos segmentos: atrativos turísticos culturais e naturais; e serviços de receptivo, agenciamento e transporte.

O objetivo dos materiais é garantir a retomada das atividades de Turismo, com medidas de prevenção ao coronavírus (Foto: Divulgação)

coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR, Patrícia Albanez, aponta que o principal objetivo dos cadernos técnicos é a segurança das pessoas, com condutas de prevenção ao coronavírus. A primeira etapa foi realizada com a FecomercioPR e as entidades de classe.


“Nesta segunda fase, buscamos a parceria com o Governo do Estado, para que os manuais tornem-se os materiais de referência para a retomada do Turismo seguro no Paraná. A intenção é manter as atividades, sempre visando a segurança de turistas e colaboradores”, explica Patricia.


Para o gerente de Turismo do Sesc e representante do Sistema FecomercioPR, Giovanni Diego Bagatini, o trabalho visa retomar as atividades de Turismo, sem esquecer das medidas preventivas.


“Estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde e a Paraná Turismo, na busca da retomada da forma mais equilibrada e segura possível. É o desafio que estamos enfrentando com as capacitações e os manuais de Conduta Segura. Tão logo diminuam os casos de covid-19, as atividades devem voltar, progressivamente. Queremos que os empreendedores do setor estejam preparados para a retomada sustentável deste importante setor econômico. O Turismo é uma indústria limpa, de baixo custo, que gera milhares de empregos aos paranaenses e deve voltar de forma segura por aqui”, destaca Bagatini.


A diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, observa que os manuais serão validados pela Sesa, seguindo o Decreto nº 4545, de 27 de abril deste ano, que estabelece normas e procedimentos para a regulamentação da retomada dos serviços essenciais e/ou não essenciais.


“Os manuais de Conduta Segura seguirão as normas da Sesa e também da Anvisa. Até o final de agosto, teremos finalizado os cinco manuais e a distribuição será de forma digital, nas páginas do Sebrae e da Paraná Turismo na internet”, detalha Isabella. Os processos de apresentação e capacitação serão de forma on-line, ainda sem datas definidas.


Fonte: Panrotas

Quickly Travel

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
quickly@quicklytravel.com.br

Filial Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, Nº 228 (Edifício Argentina)
16º Andar – Sala 1620
Botafogo - 22250-906
Rio de Janeiro - RJ
Celular: +55 (21) 99044-0364
rio@quicklytravel.com.br

Concierge

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
concierge@quickly-group.com.br

Filial Manaus
Rua: Belo Horizonte, Nº  19
Sala 612
Adrianópolis - 69057-060
Manaus - AM
Telefone: +55 (92) 99498-3987
concierge@quickly-group.com.br

Siga-nos!

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone