top of page

Três tipos de lámen para comer em Morioka

31/01/2023

Com a reabertura das fronteiras japonesas para turistas em setembro de 2022, a província de Morioka, no Japão, ganhou destaque entre os turistas do mundo todo, inclusive sendo indicada como um dos 52 pontos turísticos para visitar em 2023 pela New York Times.

O que chama muito a atenção em Morioka é a sua culinária, sendo preparadora nata de três diferentes tipos de lámen tradicionais do Japão, bora conhecer?



Viagem a Morioka - Wanko Soba (foto: AdobeStock)

Wanko Soba

Mais que um simples noodle, o Wanko Soba é uma verdadeira experiência em que toda vez que a sua tigela fica vazia, ela vai ser enchida novamente e o ciclo se repete até que o cliente esteja satisfeito.

Mais que isso, a primeira porção é servida somente o macarrão puro, para que se sinta o seu sabor natural, sendo colocado os complementos só a partir da segunda tigela, o que pode parecer muito, mas estima-se que uma pessoa coma cerca de 30 a 60 porções de wanko soba!



Viagem a Morioka - Reimen (foto: AdobeStock)

Reimen

O macarrão de amido de batata e farinha, servido frio e acompanhado de carne, kimchi, ovo cozido, pepino e frutas, é uma receita originalmente coreana, mas importada para o Japão por um coreano amante do prato.

Reimen significa literalmente lámen gelado, ideal para comer no verão.



Viagem a Morioka - Jajamen (foto: CanvaPro)

Jajamen

Uma versão mais moderna de Zhajiangmian, receita chinesa, o jajamen é um tipo de noodle grosso servido com pepino, cebolinha, missô de carne e gengibre.

Uma curiosidade sobre o jajamen é que ele dá continuidade a outro prato. Já que, quando o macarrão acaba, é comum que em Morioka se quebre um ovo cru no prato e logo em seguida seja pedido um “chitantan”, uma sopa de missô feita com o restante da carne e água quente.


Que tal esse passeio imperdível para os amantes do lámen?

1 comentário
bottom of page