top of page

Sucessora da Alitalia, ITA começará operando 61 rotas em 45 destinos

26/08/2021


A Alitalia encerrará suas operações em 14 de outubro (Foto: Divulgação)

Após o encerramento das operações da Alitalia, a Italia Transporto Aereo (ITA) substituirá a companhia aérea estatal e começará a voar a partir de 15 de outubro. De acordo com a agência Reuters, a Itália chegou a um acordo com a Comissão Europeia após meses de disputa sobre o futuro da companhia aérea.


As negociações se concentraram em tornar a ITA independente da Alitalia para garantir que ela não fosse responsável pelo reembolso de bilhões de euros que a antiga transportadora havia recebido em auxílio estatal. A nova companhia aérea disse, em comunicado, que terá como objetivo levantar capital inicial de cerca de US$ 826 milhões para comprar ativos da antiga empresa e começar a operar.


Outro resultado das negociações é que a ITA herdará apenas parte dos slots de voo da Alitalia, que se mostraram um grande obstáculo nas negociações. Especificamente, a companhia aérea receberá 85% dos slots da Alitalia no Aeroporto de Milão Linate e 43% no Aeroporto Internacional Roma-Fiumicino.


OPERAÇÕES DA ITA

A princípio, a ITA vai operar uma frota de 52 aeronaves, das quais sete serão de fuselagem larga e utilizadas em rotas de longo curso. O número deverá aumentar para 105 aeronaves (incluindo 23 de fuselagem larga) até 2025, das quais 81 serão de nova geração. Dos 11 mil funcionários da Alitalia, entre 2.750 e 2950 serão empregados na unidade de aviação da ITA ainda este ano, aumentando para 5.550 a 5.700 até 2025.


No início das operações, a companhia atenderá 45 destinos com 61 rotas, que passarão para 74 destinos e 89 rotas em 2025. Na temporada de inverno 2021, a ITA vai operar rotas para Nova York (de Roma e Milão), Tóquio, Boston e Miami, a partir de Roma. No verão de 2022, a empresa planeja lançar novos voos para Washington DC, Los Angeles, São Paulo e Buenos Aires. Já os voos de curto e médio curso incluirão destinos como Paris, Londres, Atenas, Madrid, Amsterdã, Bruxelas (Bélgica), Frankfurt (Alemanha) e Genebra (Suíça), juntamente com Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito), Túnis (Tunísia) e Argel (Argélia).


Fonte: Panrotas

0 comentário
bottom of page