top of page

Rússia está suspensa da Organização Mundial do Turismo

28/04/2022


A delegação russa se recusou a se apresentar e defender sua posição e, ao invés disso, anunciou sua retirada da OMT antes mesmo do debate começar (Foto: AdobeStock)


A Rússia está suspensa da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) perdendo, com efeito imediato, todos os seus direitos e privilégios como parte da agência das Nações Unidas. A decisão foi tomada durante Assembleia Geral extraordinária, realizada nesta semana, com presença dos membros da Organização que discutiram a suspensão do país, conforme havia sido decidido em reunião de emergência de seu Conselho Executivo no mês passado.


A delegação russa se recusou a defender sua posição e, ao invés disso, anunciou sua retirada da OMT antes mesmo do debate começar. Mesmo assim, muito mais de 2/3 dos membros da Assembleia, que seria o necessário para que a decisão fosse de fato tomada, votaram a favor da suspensão. Esta decisão tem efeito imediato, enquanto a retirada voluntária se materializará apenas um ano após a apresentação da comunicação oficial pelos canais estipulados.


"Os membros da OMT enviaram uma mensagem clara: o turismo é um pilar da paz e da parceria internacional, e os membros da OMT devem defender esses valores ou enfrentar as consequências. Esta Assembleia Geral de emergência mostra que as ações da Rússia são indefensíveis e contrárias aos próprios princípios da OMT e da governança internacional", disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.


Perda de direitos e privilégios

Um total de 99 países estiveram representados em Madri. Como decisão com efeito imediato, o país não poderá exercer os direitos ou desfrutar dos privilégios de membro da OMT. Isso significa que a Rússia não poderá receber assistência técnica, não poderá participar de nenhuma das reuniões ou eventos da OMT, nem mesmo apresentar candidatos à órgãos estatutários, não poderá votar nas eleições de seus órgãos ou propor um candidato a Secretário Geral.




0 comentário

Comments


bottom of page