top of page

Qual a história dos kimonos japoneses?

Saiba sobre a história da vestimenta e suas influências

24/03/2023



Mulheres vestindo kimonos (Foto: AdobeStock)

O Japão é conhecido por ser um país cheio de tradições, incluindo em relação a vestimenta, com seus tradicionais kimonos. Mas você sabia que existem diferentes tipos de kimono e significados?


O significado literal da palavra kimono é “coisa de vestir” e expressa genericamente o conceito de vestimenta. No total são 9 tipos femininos (Murotomesode, Irotomesode, Furisode, Houmongi, Tsukesage, Iromuji, Komon, Tomesode e Yukata) e 5 masculinos (Yukata, kuromontsuki, Iromontsuki, Omeshi e Tsumugi) que variam de nome de acordo com seu uso, social e casual, tecido, simbologia e quantidade de brasões, carregando em sí um tipo de dobradura específica, uma das etapas mais difíceis na composição da roupa.



Kimono estilo Houmong, considerado o quimono mais "chamativo", utilizado em grandes eventos

Kimono estilo Houmong, considerado o quimono mais "chamativo", utilizado em grandes eventos

Os trajes japoneses evoluíram ao longo de milhares de anos, sendo originalmente muito influenciados pela civilização chinesa, principalmente durante as eras Heian (em meados de 794 até 1100) e Kamakura (entre 1100 até 1300), porém deixando de ser uma vestimenta tradicional após a era Meji (1868 até 1912), com a influência ocidental.


Hoje em dia, muitos tipos de kimono ainda são utilizados, principalmente durante festivais e cerimônias japonesas, porém o conceito de Fashion Kimono foi instaurado no ocidente e, hoje em dia, não é incomum encontrar peças de roupa que seguem o estilo em muitas fast-fashion pelo mundo todo!


Para os mais tradicionalistas, uma viagem para o Japão pode render uma prova de kimonos tradicionais, especialmente em Quioto, em lojas de Kimono Rental, nas quais é possivel alugar um por algumas horas.


O que acha sobre essa tradição japonesa?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page