top of page

Oriente-se na sede dos Jogos Olímpicos de Tokyo

Brasil e Japão possuem uma relação de longa data. São 112 anos de história, recém completos, que remontam à cultura de duas nações tão diferentes, mas bem entrosadas. E mesmo que muito já tenha sido dito, sobretudo sobre a apreciada gastronomia, repleta de iguarias incrivelmente deliciosas, ou a cultura dos mangás, animes, cosplays, filmes, esportes e arte, o país sede dos Jogos Olímpicos de Tokyo, agora em 2021, tem bastante a contar.


Região de Shibuya em Shibuya, Tokyo (Foto: Pixabay)Tokyo no Japão
Shibuya, Tokyo (Foto: Pixabay)

A começar pelos hábitos de limpeza e higiene, como o costume de deixar os sapatos na entrada de casa, a higienização das mãos com toalhas quentes (oshibori) ou o uso de máscaras, muito mais presentes do que nunca na rotina dos japoneses. E assim como a estreia de novas modalidades esportivas nos Jogos de Tokyo, esses mesmos costumes de higiene e limpeza, deverão se juntar ao beisebol, softball, karate, skate, escalada esportiva e surf para abrilhantar ainda mais o evento.


Em relação a infraestrutura, o Estádio Olímpico de Tóquio contará com um número maior de assentos para cadeirantes, e haverá a circulação natural de ar com um sistema de ventiladores e refrigeração. Mais segurança para os convidados da casa. A sustentabilidade também estará presente e não só nas medalhas, que foram confeccionadas com material reciclado. No que diz respeito a tecnologia, a rede 5G dará um show de cobertura ao maior evento esportivo do planeta com transmissões em 8k de altíssima resolução e em tempo real!


Teamlab Tokyo
Teamlab (Foto: Ana Claudia Maeda)

Outra mudança marcante diz respeito ao mercado de peixe de Tsukiji. Seu antigo espaço será utilizado durante os jogos. Já no entorno da estação Tokyo Teleport (arenas de vôlei), haverá templos de entretenimento e compras como show room de carros japoneses, Teamlab (Museu de arte digital com exposições interativas), praças de alimentação, lojas e a famosa Uniqlo (loja mundialmente conhecida por suas roupas térmicas).



Já na Bic Camera, uma espécie de Best Buy com Walgreens, pode-se comprar desde eletro eletrônico a remédios e alimentos. Sem falar na conhecida Daiso que, no Japão, vende uma infinidade de artigos. Impossível sair de lá sem comprar nada!


Se as malas estiverem pesadas para os deslocamentos de uma cidade para outra, use o takkyubin (ou Ta-Q-Bin), sistema japonês de entrega de malas feito pela empresa Yamato. Em português takkyubin significa envio/entrega rápida e é o único serviço do gênero no mundo, pelo menos nessa escala, com serviço de alto padrão e pontualidade impecável. Para utilizar o serviço basta preencher um formulário e pagar no concierge do hotel. Sua bagagem estará no dia combinado no hotel do seu próximo destino. Na cidade, pode se utilizar os taxis (mais modernos também) com seus motoristas de luvas brancas e com o logo Tokyo2020 em circulação desde 2014.


Takkyubin (Foto: YamatoGroup Facebook)
Takkyubin (Foto: YamatoGroup Facebook)
Táxi Tokyo2020
Táxi Tokyo2020 (Foto: Ana Claudia Maeda)

Capital gastronômica mundial, Tokyo também tem uma diversidade incrível de restaurantes, oferecendo uma grande variedade da culinária japonesa local e regional, além de todos os tipos de pratos internacionais, podendo ir dos mais sofisticados com estrelas Michelin, aos típicos izakayas (botecos). Os queridinhos dos brasileiros, o ramen, yakitori, kare, soba e okonomiyaki, também são figuras constantes.


Com 333 metros de altura e inspirada na Torre Eiffel, a Tokyo Tower é uma torre de comunicação e transmissão, além de ser um símbolo para o Japão. A Tokyo Skytree também é uma torre de transmissão de televisão, porém sua estrutura é mais alta, sendo a maior do Japão e a segunda mais alta do mundo na época de sua conclusão em 2012, ficando atrás do Burj Khalifa. Seja do alto da Tokyo Tower ou da Tokyo Skytree, é possível contemplar a bela megalópole e se maravilhar com a vista. É de tirar o fôlego.


Tokyo Tower Japão
Tokyo Tower
Tokyo Skytree Japão
Tokyo Skytree

Tokyo 2020, agora em 2021, promete ser a Olimpíada mais hi-tech, sustentável e inclusiva de todos os tempos. A hospitalidade e o respeito ao próximo, típico do povo japonês (omotenashi) não deixam dúvidas.


Quem já estiver ansioso para os jogos, pode aproveitar para conhecer melhor sobre a milenar cultura japonesa ao assistir ou rever alguns filmes, como Os Sete Samurais, Chuva Negra, Sol Nascente, O Último Samurai, Hanami – Cerejeiras em Flor, A Partida, Encontros e Desencontros, Samurai Gourmet e Midnight Dinner.


Ficou com vontade de ir para o Japão? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588.


Texto: Ana Claudia Maeda, profissional de viagens e eventos, participou de uma das VTs (viagens técnicas) para Tokyo2020.

10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page