O que fazer no Japão durante o outono?

Quando? Setembro, outubro e novembro

Temperatura média: 17º a 25ºC


Se na primavera o cenário é predominantemente rosa e branco, por conta das charmosas sakuras, em setembro, com a chegada do outono (Aki), tudo muda outra vez. A temperatura começa a despencar gradualmente de mês para mês e a paisagem se transforma ao apresentar, nas inconfundíveis folhas com belíssimos tons vermelhos, alaranjados e amarelos, conhecidas como kōyō em japonês. As folhas mais encontradas nessa época são de momiji e ginkgo. A folha de momiji, mais conhecida como folha de bordo em português ou maple tree em inglês, é nativa do Japão e é considerada símbolo do outono japonês com suas cores vermelho, laranja e amarelo. Já a folha de ginkgo, também conhecida como icho no Japão, é a segunda folha mais encontrada no outono japonês e ao contrário das momijis, elas não ficam vermelhas e sim amarelas.


Ótimo período para sair na rua, admirar a paisagem, aproveitar os eventos e festivais (conhecidos como matsuri) e apreciar a gastronomia típica da estação.


Kyoto (Foto: Quickly Travel)
Folha de momiji, Kyoto (Foto: Quickly Travel)

Leia também sobre o que fazer em outras estações do ano:

- Haru (Primavera): Março, abril e maio

- Natsu (Verão): Junho, julho e agosto

- Fuyu (Inverno): Dezembro, janeiro e fevereiro


Para quem gosta de fotos, a propósito, a estação é um prato cheio. Tanto na cidade, quanto nas montanhas, ou em outras regiões do país, é possível se deslumbrar com a beleza das árvores e curtir o Momijigari (visualização das folhas de outono), costume similar ao Hanami, que ocorre na primavera. Assim como acontece com as sakuras, as folhas do outono mudam de cor em diferentes momentos dependendo da região: quanto mais frio o clima, mais cedo as folhas do outono aparecem. Ou seja, a mudança de cores do outono começa no norte do Japão e vai descendo para o sul. No Japão todo é possível ver a linda coloração da estação, mas algumas cidades se destacam no país como:


Tóquio

Apesar de ser uma cidade metropolitana e menos procurada no outono, Tóquio possui muitos pontos para você aproveitar as paisagens da estação. Não deixe de visitar o parque Shinjuku Gyoen, parque Showa Kinen, parque Meiji Jingu Gaien, jardim Rikugien e Koishikawa Korakuen. A melhor época para ver a coloração das folhas é final de outubro até final novembro.


Kyoto

Antiga capital do Japão, Kyoto vale uma visita independente da estação do ano, porém no outono a cidade ganha um toque especial com a folhagem vermelha em seus templos e jardins. Alguns pontos interessantes da cidade para você contemplar os momijis são: Templo Kiyomizudera, Templo Tofukuji, Templo Kodaiji, Templo Daigo-ji, Templo Nanzen-ji, Templo Jōjakkō-ji, Eikandô e Arashiyama. No final de outubro já é possível ter uma prévia das folhas avermelhadas e em novembro se intensificam até meados de dezembro.


Templo Kiyomizudera
Arashiyama

Hokkaido

Está localizada ao norte do Japão, e por isso é uma região mais fria e onde as folhas do outono começam a aparecer primeiro. Alguns pontos que valem a visita são: Parque Nacional de Daisetsuzan, Parque Nacional Onuma Quasi, Jozankei e os cinco lagos de Shiretoko Goko. A melhor época para ir é meados de setembro até meados de outubro.


Nagano

Apesar de Nagano ser uma região mais famosa na época do inverno, o outono também possui sua beleza. É uma região cercada de montanhas e com clima frio, ótimo para aproveitar a paisagem com as folhas vermelhas. Algumas dicas de lugares para você desfrutar das lindas paisagens são: Templo Zenkoji, Lago Momiji, Templo de Chofuku-ji, Lago Tatsugasawa, Montes Hotaka e Karasawa, Kamikochi, Lagoa Taisho e Vale Takase. A alta temporada da coloração fica entre final de setembro até final de outubro.


Vale Takase (Foto: ©Nagano Prefecture/©JNTO)
Karasawa (Foto: ©Matsumoto city/©JNTO)

Yamanashi

A prefeitura de Yamanashi está localizada na principal ilha do Japão, Honshu, e não fica longe de Tóquio. Um local ótimo em Yamanashi para ver as folhas vermelhas é na região dos Cinco Lagos do Fuji (Yamanakako, Kawaguchiko, Saiko, Shojiko e Motosu), que é a região mais baixa do Monte Fuji. O destaque da região é o Lago Kawaguchi, onde acontece o Festival das Folhas de Outono de Fuji-Kawaguchiko nas duas primeiras semanas de novembro. Outra opção perto do Lago Kawaguchi, é o Momiji Kairo, um corredor com milhares de árvores de momiji que ficam vermelhas nessa época do ano. A melhor época para ir é no meio de novembro.


Como tudo depende da natureza, não existe uma data certa da mudança da coloração das folhas, então é importante saber a data da sua viagem para poder escolher a melhor região para ver as momijis naquele período. Entre em contato com a Quickly Travel para podermos auxiliá-los na sua próxima viagem para o Japão.



A estação também marca a época das colheitas, o que é muito aguardado pelos produtores rurais e faz com que tenha muitos produtos sazonais frescos e saborosos. Frutas, arroz, cogumelo, peixes e legumes são os produtos mais colhidos da estação. Para ter uma experiência diferente durante o outono, algumas fazendas japonesas permitem os visitantes colherem as frutas da própria árvore.


Por todos os cantos do país pipocam, tal qual no verão, festivais ligados à tradição para honrar os deuses e garantir fartura à mesa. Outros tipos de celebrações também ocorrem durante essa época do ano. Caso do Tsukimi, o Festival da Lua Cheia do Outono, onde os nativos se reúnem para apreciar a beleza da lua e fazer pequenas oferendas.


Imagem: Matsutake Mushroom - ©JNTO

Outro fato a se destacar sobre este período do ano no Japão diz respeito à gastronomia, que apresenta sabores indescritíveis. Não deixe de provar o Matsutake Gohan, que é uma espécie de arroz feito com um tipo especifico de cogumelo, e o tempura de momiji, que são folhas de momiji empanadas com farinha de trigo e panko, e fritos em óleo quente. Outra ótima pedida é o Sanma (também chamado de Pacific Saury em inglês), um peixe fino, longo e prateado que é típico do outono. O peixe é bastante consumido na estação, porque seu teor de gordura está mais elevado e portanto mais saboroso o peixe será. Ele pode ser preparado de diversas maneiras, mas o mais comum é chamado de shioyaki (sal grelhado), que é grelhado ao sal e óleo sob uma chama de carvão. O prato é tão famoso que a cidade de Tóquio realiza anualmente um festival especialmente para o sanma. Outros pratos que vocês também vão encontrar no outono são yakiimo (batata-doce assada), kuri (castanhas), kuri gohan (arroz de castanha) e oden (prato quente com ovo cozido, rabanete, miso, entre outros ingredientes).


Sanma
Matsutake Gohan

Clique e confira o que fazer em outras estações do ano:

- Haru (Primavera): Março, abril e maio

- Natsu (Verão): Junho, julho e agosto

- Fuyu (Inverno): Dezembro, janeiro e fevereiro


E ai, pretende visitar o Japão em qual estação?


Para saber mais sobre os pacotes comercializados pela Quickly Travel, uma das três sub-distribuidoras oficiais da Match Hospitality AG para a revenda autorizada de ingressos dos Jogos Olímpicos de 2021 a residentes no Brasil, clique aqui ou com um dos nossos representantes pelo telefone (11) 2938-4200 ou pelo e-mail tokyo@quicklytravel.com.br.

9 comentários

Quickly Travel

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
quickly@quicklytravel.com.br

Filial Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, Nº 228 (Edifício Argentina)
16º Andar – Sala 1620
Botafogo - 22250-906
Rio de Janeiro - RJ
Celular: +55 (21) 99044-0364
rio@quicklytravel.com.br

Concierge

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
concierge@quickly-group.com.br

Filial Manaus
Rua: Belo Horizonte, Nº  19
Sala 612
Adrianópolis - 69057-060
Manaus - AM
Telefone: +55 (92) 99498-3987
concierge@quickly-group.com.br

Siga-nos!

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone