top of page

Noronha exige termo de compromisso dos turistas com a natureza

11/02/2021

Os turistas que visitarem Fernando de Noronha a partir de agora precisam aceitar o Termo de Compromisso Individual, durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), com orientações para uma convivência harmoniosa com o meio ambiente da ilha. O termo, disponível no site é mais uma ação da retomada do Turismo em Noronha, que aconteceu no final do ano passado, quando os turistas passaram a seguir uma série de protocolos para a entrada e estadia na ilha.

Fica de responsabilidade do visitante cuidar da ilha e mudar hábitos de consumo de água, alimentos e descarte de resíduos (Foto: Divulgação)

O documento contempla a relação do turista com o planeta, com a ilha e com as pessoas. Ele propõe a prática do Turismo consciente, por meio da mudança de hábitos no consumo de água, energia, alimentos, geração e descarte de resíduos, proteção do solo e do mar, entre outros aspectos que visam o desenvolvimento sustentável da ilha e o cuidado com o planeta.


Embora de caráter simbólico, o visitante se compromete formalmente por meio do termo a cuidar da ilha, repensando as suas condutas. A ação faz parte do Plano de Ação para o Turismo Sustentável pós-Covid e se junta a outras iniciativas desenvolvidas pela administração noronhense, como o Plástico Zero, que livrou Noronha dos plásticos descartáveis, e o Carbono Zero, que pretende, até 2022, tirar de circulação da ilha os veículos emissores de dióxido de carbono e, gradualmente, neutralizar o carbono emitido no Distrito.


“Quando fechamos a ilha em março de 2020 por conta da pandemia, percebemos que o retorno do turismo pós-covid não seria o mesmo. Deveríamos mudar algumas situações para não fazer de Noronha um local de turismo desenfreado, que acabaria por maltratar o arquipélago com o alto fluxo de visitantes. Por isso, esse compromisso com a ilha por parte do turista, faz parte de uma série de ações que estamos desenvolvendo para promover o turismo mais consciente e sustentável. O termo deve ser aceito por cada pessoa que visita a ilha ou que tenha interesse em conhecer Noronha, se comprometendo perante o local e aos moradores a ter um comportamento adequado do ponto de vista ambiental”, comenta o administrador da ilha, Guilherme Rocha.


Fonte: Panrotas

0 comentário
bottom of page