top of page

Julho é o melhor mês de 2021 em empregos no Turismo

30/08/2021


(Foto: Reprodução/Panrotas)

Julho é o mês com os melhores resultados até aqui em 2021 nas atividades econômicas ligadas ao Turismo brasileiro em termos de empregabilidade. Segundo estudo Monitora Turismo, de direção da professora doutora Mariana Aldrigui (USP), o avanço está totalmente ligado à vacinação e consequentemente à flexibilização dos protocolos.


No último dia daquele mês, o País já registrava 49,40% da sua população adulta com a primeira dose ou dose única da vacina, e 19,6% com a segunda dose. Segundo o estudo, a perspectiva de alta demanda entre os meses de agosto e dezembro, é o principal motivo para o aumento nas contratações.


VAGAS FORMAIS DE EMPREGO

Em julho, o Turismo registrou 25% mais vagas formais ocupadas do que no mês anterior, e 120% mais que em maio, indicando que a recuperação pode estar se consolidando. Ainda, do total de vagas formais geradas no Brasil no mês de julho, 6,43% estão vinculadas ao turismo, porém ainda persiste o desafio de recuperar as vagas perdidas por conta da pandemia, que totalizam -58.565.


(Foto: Reprodução/Monitora Turismo)

"Cabe lembrar que o Turismo é um setor intensivo em mão de obra, porém com baixa produtividade em função dos salários baixos na maioria dos postos existentes. Além disso, se caracteriza pela grande informalidade, e também com muitos profissionais atuando como autônomos. Os empregos formais, pré-pandemia, representavam cerca de 35% do pessoal ocupado no setor", afirma a professora dra. Maria Aldrigui.


(Foto: Reprodução/Monitora Turismo)

Ela ainda ressalta que Estados com destinos consolidados e que conseguiram posicionar bem a venda de produtos para as férias de julho registraram a maior variação no saldo de contratações. Ainda se nota o efeito da demora na retomada das viagens de negócios e dos eventos corporativos.


Monitora Turismo é um painel desenvolvido para acompanhar a movimentação da indústria no Brasil. Inicialmente, são utilizados os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil) e contempla 571 atividades, sendo 21 Diretas, 191 Compartilhadas, 142 Indiretas e 217 Aquecidas.


(Foto: Reprodução/Monitora Turismo)

Fonte: Panrotas

0 comentário
bottom of page