top of page

O Japão by Marcelo Fernandes em 10 dicas incríveis

O empresário Marcelo Fernandes, o "Senhor Michelin" e o grande responsável pelo sucesso do Restaurante Kinoshita, referência na culinária japonesa em São Paulo, listou, em parceria com a Quickly Travel, 10 dicas incríveis do que fazer no país quando a pandemia passar.


Marcelo Fernandes em Tóquio
Marcelo Fernandes em Tóquio (Foto: Marcelo Fernandes)

Chef Sawada (Foto: Tiny Urban Kitchen/Flickr)
Chef Sawada (Foto: Tiny Urban Kitchen/Flickr)

Sushi Sawada (Tokyo)

Sushi (Foto: miaaam/Flickr)
Sushi (Foto: miaaam/Flickr)

Há muitas opções, centenas, talvez milhares de casas de sushi em Tokyo. Mas uma em especial se destaca das demais e esse local atende pelo nome de Sushi Sawada, que fica no elegante bairro de Ginza. Não é fácil encontrar o local, que é minúsculo. Fazer uma reserva exige outro esforço inimaginável, mas absolutamente compensador. São apenas seis lugares no balcão de madeira clara e o cliente é atendido pelo sushiman Koji Sawada e por sua mulher. Como classificar este momento? Uma experiência de vida, e diria mais: uma experiência única. É o melhor sushi do planeta, muitos dizem. E não é exagero. São duas horas de um ritual silencioso, em comunhão com o alimento e a arte de Sawada. Destaque para o uni (ouriço-do-mar) de Hokkaido. Fresquíssimo, ainda com o sabor do mar, que na preparação de Sawada ganha uma leveza ímpar.


Choux-cream do Rokkado (Tokyo)

Choux-cream é uma paixão japonesa. São carolinas recheadas por um levíssimo creme de baunilha. Dentre as dezenas de boas lojas que existem em Ginza, o Rokkado me atraiu de cara, pelo aroma intenso de baunilha, perceptível da rua. O doce é recheado na hora do pedido, para a massa manter a sua crocância.


Choux cream de matcha do Rokkado (Foto: Marcelo Fernandes)
Choux cream de matcha do Rokkado (Foto: Marcelo Fernandes)
Rokkado - choux cream (Foto: Marcelo Fernandes)
Rokkado - choux cream (Foto: Marcelo Fernandes)

Ginza Six (Tokyo)

Novo departamento store, que foi construído onde era o Matsuzakaya. O grandioso hall aberto sempre é ocupado por uma grande exposição de arte. Na ocasião, vi obras de Yayoi Kusama, um dos nomes da arte contemporânea do Japão e que classificaria como 3M: Mulher, Maluca, Maravilhosa!


Esculturas de Yayoi Kusama no Ginza Six (Foto: Japan Trends website)
Esculturas de Yayoi Kusama no Ginza Six (Foto: Japan Trends website)

Sugalabo (Tokyo)

Yosuke Suga trabalhou com o chef Joël Robuchon por 17 anos. De assistente de Robuchon, Suga passou a ser chef executivo do L'Atelier de Joël Robuchon em Tokyo, além de dar uma mão também em outras unidades do mesmo restaurante em Nova York, Taipei e Paris. Agora instalado em seu espaço, Suga trafega com desenvoltura por ingredientes sazonais, coletados pelo próprio Suga em suas viagens mensais pelo Japão. Os ingredientes ficam dispostos na ampla cozinha aberta e a experiência de se sentar em uma das 20 cadeiras é algo único. É uma sequência de pratos fascinantes e de conceitos inovadores. Mas é um restaurante exclusivo. Só entra por indicação ou convite. Fica em Azabudai, Tokyo. Esteve entre os 50 Melhores Restaurantes da Ásia, em 2019.


Gora Kadan (Foto: Gora Kadan website)
Gora Kadan (Foto: Gora Kadan website)

Gora Kadan (Hakone)

Um ryokan (hotel em estilo japonês) de primeiríssima qualidade em instalação, serviço e hospitalidade. Atmosfera no melhor estilo tradicional, com muita pedra e madeira. Onsen (banho de águas termais) privativo em área externa, um luxo. Kaiseki, jantar em etapas, maravilhoso.


Hakone Open Air Museum (Hakone)

Um museu de esculturas ao ar livre, lindíssimo. Fica em Hakone com 70 mil metros quadrados de área. São 120 obras de artistas contemporâneos japoneses e internacionais para contemplar, como uma coleção de obras de Henry Moore. E ainda tem o Pavilhão Picasso dentro da área.


Cerâmicas de Picasso (Foto: Hakone Museum website)
Cerâmicas de Picasso (Foto: Hakone Museum website)
Obra de Marta Pan na água (Foto: Hakone Museum website)
Obra de Marta Pan na água (Foto: Hakone Museum website)

Monte Fuji (Yamanashi)

Há várias maneiras de se apreciar o Monte Fuji. A região dos lagos oferece vistas espetaculares. Um passeio pelo lago Ashinoko, em uma caravela é bem pitoresco. Optamos por subir no Monte Fuji, de carro, até onde foi possível.


Restaurante Kitcho (Foto: Kitcho website)
Restaurante Kitcho (Foto: Kitcho website)

Kitcho (Kyoto)

Experiência ímpar em alta cozinha japonesa. O Kitcho foi fundado em 1930, em Osaka e hoje tem unidades em Tokyo, Kobe, Fukuoka e Kyoto. Fomos na unidade de Arashiyama, que fica em Kyoto, cidade histórica. Atmosfera tradicionalíssima, serviço atencioso de ponta a ponta e a qualidade do Omakasê, refeição em etapas, é de uma perfeição ímpar.


Todaiji (Nara)

A estátua do Grande Buda de Nara impressiona pela sua grandiosidade. Para quem viaja ao Japão pela primeira vez, é uma visita obrigatório. Vale também pelo encontro com as dezenas de veados soltos no parque. Eles são considerados animais sagrados.


O Grande Buda (Foto: Quickly Travel)
O Grande Buda (Foto: Quickly Travel)
Veados no parque de Nara (Foto: Quickly Travel)
Veados no parque de Nara (Foto: Quickly Travel)
Templo Kiyomizu-dera, Kyoto
Templo Kiyomizu-dera, Kyoto

Templos e jardins de Kyoto (Kyoto)

São centenas de templos numa cidade só. Difícil escolher. Mas o Kiyomizu-dera é obrigatório, pela imponência e vistas fantásticas que proporciona do ponto mais alto do templo. Também a área do entorno do Kiyomizu vale um passeio demorado. Em Kyoto não deixe de experimentar o tofu, servido em restaurantes especializados. Alguns ficam à beira do rio e proporcionam momentos inesquecíveis.


Sukiyaki de wagyu do Imahan (Foto: Marcelo Fernandes)
Sukiyaki de wagyu do Imahan (Foto: Marcelo Fernandes)

Sukiyaki no Imahan (Tokyo)

O bairro é Ningyo-cho, com seu casario tradicional, que ainda preserva os ares da era Edo. Casas de sukiyaki existem centenas em Tokyo, mas este é especial. A casa começou como loja de carnes, essa atividade ainda existe, mas agora se notabilizou por servir sukiyaki e shabu-shabu, duas modalidades da culinária japonesa que emprega a carne. Aqui, fomos servidos com o wagyu, a carne nobre e especialmente marmorizada que só os japoneses sabem fazer.


Ficou com vontade de ir para o Japão e conhecer todas essas regiões? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588.

9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page