top of page

Conheça a história da Cerimônia do Chá japonês

Ao celebrar o dia da Imigração Japonesa no Brasil, em 18 de junho, Quickly Travel relembra um dos mais tradicionais e antigos costumes do Japão


A arte de preparar e servir um bom chá está no DNA dos japoneses. O país é um grande apreciador e consumidor da bebida, que está intrinsecamente ligada à hospitalidade e cultura japonesa de um modo geral graças a uma tradição secular, a Cerimônia do Chá.


Popularmente chamada de Chanoyu (茶の湯) ou Chadō (茶道), que significa “o caminho do chá”, a tradição remonta a um antigo ritual zen budista difundido no Japão por Myoan Eisai, um monge que trouxe o matcha (chá verde em pó) da China, no século XII.


Matcha japonês
Matcha (Foto: Reprodução)

Realizada até os dias de hoje, a cerimônia do chá começou a ganhar força anos mais tarde, no século XIII, com a adesão dos famosos samurais ao matcha. Logo, a erva passou a ser cultivada em todo país e a cerimônia, que sofreu algumas mudanças no caminho, foi se popularizando cada vez mais até alcançar todas as esferas sociais, incluindo as mais pobres.


Mas o que é a cerimônia do Chá?

A cerimônia do chá é um ritual de preparação de um bom chá para um convidado especial. Na tradição japonesa existem dois tipos de cerimônias a serem celebradas: o Chakai (茶会) que são encontros mais simples, e o Chaji (茶事) que são reuniões formais e podem durar até quatro horas. Em cada ritual, todos os itens são selecionados cuidadosamente, desde a decoração à louça, para que o anfitrião transmita todo o seu afeto pelo convidado. Todas as cerimônias são únicas e ocorrem quase como uma meditação.


Iumi Takeda - Cerimônia do Chá
Cerimônia do Chá (Foto: Iumi Takeda/Reprodução)

Mami Fumioka, Vice Presidente da Quickly Travel, uma das três subdistribuidoras de ingressos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, conta que a cerimônia do chá não pode ser resumida apenas ao ato de tomar chá. “Para nós, japoneses e descendentes, a cerimônia do chá pode ser considerada como a arte do caminho em forma de meditação. Uma filosofia de vida focada em um processo espiritual baseado em quatro conceitos básicos: Wa Kei Sei Jaku, que significam Harmonia, respeito, pureza e tranquilidade”, explica Mami.


Esses quatro princípios básicos, que não só podem, como devem ser assimilados por anfitrião e convidado, pregam a sua maneira um estado de harmonia plena com a natureza e com a própria vida, a compreensão das divergências por meio do respeito, a paz de espírito ao estar com coração aberto e puro e, por fim, o estado de tranquilidade adquirido no desenrolar do ritual.


Utensílios da Cerimônia do Chá
Utensílios da Cerimônia do Chá (Foto: Iumi Takeda)
Cerimônia do Chá
Cerimônia do Chá (Foto: Iumi Takeda)

Atualmente, no Japão, o costume ainda segue vivo entre os japoneses e o turista que tiver interesse em participar de uma autêntica cerimônia do chá, realizada em um templo budista, pode contar com toda a expertise da Quickly Travel.

Ficou com vontade de ir para o Japão? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588.

7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page