top of page

Fila do visto dos EUA cai para 32,6 dias de espera


Em média, os viajantes brasileiros estão tendo de esperar 32,6 dias para realizar a entrevista em um dos cinco postos consulares que os EUA mantêm no Brasil (Fonte: AdobeStock)


A fila de espera para o agendamento do visto dos EUA de Turismo atingiu, na primeira semana de maio, o segundo menor patamar do ano. Em média, os viajantes brasileiros estão tendo de esperar 32,6 dias para realizar a entrevista em um dos cinco postos consulares que os Estados Unidos mantêm no Brasil.


Os dados são da Viva América – assessoria imigratória para quem quer viajar, estudar, trabalhar nos EUA –, que semanalmente monitora o sistema de agendamento dos postos diplomáticos americanos ao redor do mundo.


Como o levantamento foi realizado logo no início do mês, o consulado com a menor fila era o de Porto Alegre, com apenas três dias de espera – no entanto, o Consulado dos Estados Unidos na capital gaúcha suspendeu a emissão de vistos para os EUA até o dia 24 de maio, por conta da situação das chuvas que atingem todo o Estado do Rio Grande do Sul.


Atrás da capital gaúcha, que estava em primeiro lugar até então, aparecem

  • Consulado de Recife (16 dias);

  • Embaixada de Brasília (22);

  • Consulado de São Paulo (45) e

  • Consulado do Rio de Janeiro (77).


Fila de espera para emissão do visto dos EUA B1/B2 – 1ª semana de maio/2024

Veja tabela abaixo:

Posto Diplomático

Visto de Turismo e Negócios

Visto de estudante

Visto de trabalho temporário

Visto de trânsito de tripulantes

São Paulo

45 dias

3 dias

3 dias

3 dias

Rio de Janeiro

77 dias

10 dias

14 dias

4 dias

Porto Alegre *

3 dias

4 dias

4 dias

3 dias

Recife

16 dias

1 dia

2 dias

2 dias

Brasília

22 dias

2 dias

2 dias

2 dias

*Antes de suspender a emissão dos vistos até 24 de maio


De acordo com o levantamento da Viva América, a menor fila de espera no ano foi registrada na terceira semana de janeiro, quando os turistas tinham de aguardar 30,6 dias para conseguir o agendamento da entrevista – etapa obrigatória para quem tira o visto pela primeira vez.


Os 32,6 dias registrados no começo de maio representam ainda uma queda de 31% em relação aos 47,8 dias médios anotados na última semana de abril.


Evolução da fila de espera do visto dos EUA nos postos do Brasil


“Desde que a Embaixada contratou mais agentes consulares e ampliou o esquema de atendimento, temos visto uma agilidade muito grande no processo de agendamento do visto dos EUA aqui no Brasil”, explica Costa.


Fonte: Panrotas

0 comentário

Comentarios


bottom of page