top of page

Exigência de visto: Comissão da Câmara promove audiência com players do Turismo

12/04/2023

Notícia: Mercado&Eventos


Exigência de visto: Comissão da Câmara promove audiência com players do Turismo (foto: AdobeStock)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados discutirá, nesta quarta-feira (12), uma audiência pública com a participação de grandes players do Turismo, sobre a volta da exigência do documento para cidadãos e residentes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, conforme divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores em 13 de março. O encontro ocorrerá às 15 horas, no plenário 5, em Brasília.


A solicitação da audiência foi feita pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) e conta com a presença do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Orlando de Souza; presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira; e do presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo, Salvador Saladino.


“Se os brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, o americano precisa do visto para entrar no nosso país”

O objetivo dos representantes é argumentar contra a aprovação da retomada da exigência, que entrará em vigor a partir de 1º de outubro de 2023, sob a ótica de que tal medida impactará negativamente na captação e fluxo de turistas estrangeiros no Brasil. Vale destacar que a isenção de vistos para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão foi iniciada em junho de 2019 e, no começo de 2020 já dava seus primeiros resultados.

  • Destinos e DMCs são contra a volta dos vistos

  • Entidades do trade turístico nacional enviam ofício de descontentamento para o Governo


Já do ponto de vista governamental, a medida visa criar um ambiente diplomático recíproco, já que os países em questão exigem visto para a entrada de brasileiros. “Se os brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, o americano precisa do visto para entrar no nosso país. É uma questão de reciprocidade. Na diplomacia, o que funciona são acordos bilaterais ou multilaterais, mas é preciso garantir a harmonia e soberania entre países”, afirma.

0 comentário

Comments


bottom of page