top of page

EUA: Tempo de espera para emissão de visto chega a 20 meses em São Paulo

25/05/2023

Notícia: Mercado&Eventos


EUA: Tempo de espera para emissão de visto chega a 20 meses em São Paulo (Mercado&Eventos)

O tempo de agendamento da entrevista consular – etapa obrigatória para quem solicita o visto de turismo para os Estados Unidos pela primeira vez – não para de crescer. Um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration revela que, na última atualização do Departamento de Estado americano, a fila de espera atingiu recordes em quatro das cinco cidades. São Paulo registra o maior tempo: 610 dias – ou, seja, 20 meses. São quase dois anos de espera.


A capital paulista é seguida por Brasília (493 dias), Porto Alegre (473), Rio de Janeiro (463) e Recife (449). Todas elas, com exceção dos cariocas, nunca viram uma fila tão grande. Na média, são 497 dias de aguardo no Brasil, o maior valor já registrado. O País é o sétimo que mais sofre com essa demora, à frente de nações como Índia, Iraque, Chile, Peru e Argentina.


Para o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio da AG Immigration, as medidas tomadas pela Embaixada dos EUA no Brasil, que desde o ano passado vem contratando mais oficiais consulares para ampliar sua capacidade de atendimento, ainda não surtiram efeitos práticos. No entanto, de acordo com o CEO da US Travel, Geoff Freeman, em conferência de imprensa no IPW 2023, a ideia é reduzir esse tempo para menos de um mês, com melhoras já a partir dos próximos 6 meses.


Embora em março tenham sido emitidos 101 mil vistos de negócio e turismo (B1/B2) para brasileiros – maior volume da história e um salto de 41% sobre fevereiro –, a demanda pelo documento é tão grande que a fila não consegue parar de crescer, mesmo com mais funcionários disponíveis para atender ao público. O B1/B2 representa 95% de todas as emissões de vistos americanos no Brasil.


Na última quarta-feira (24), durante o IPW 2023, Chris Thompson, o CEO do Brand USA, órgão de promoção ligado ao governo americano, disse que os prazos atuais para emissão dos vistos são “inaceitáveis”. Além do Brasil, vários outros países, como México e Canadá, sofrem com a demora. A expectativa do executivo da Brand USA é de que, até o final deste ano, o tempo máximo de espera reduza para 30 dias.

Cidades com os maiores tempo de espera (em dias)

Bogotá: 755 Guadalajara: 731 Cidade do México: 730 Toronto: 683 Ottawa: 676 Quebec: 676 Nogales: 665 Halifax: 652 Vancouver: 650 Mérida: 619 São Paulo: 610 Brasília: 493 Porto Alegre: 473 Rio de Janeiro: 463 Recife: 449

0 comentário
bottom of page