top of page

Conheça alguns dos mais belos Mercados de Natal da Europa

13/12/2021


Separamos cinco bazares de Natal de rua no velho continente para aqueles que sempre sonharam em celebrar o espírito natalino de uma forma mágica e irreal


Mercado de Natal de Striezelmarkt, em Dresden, na Alemanha (Foto: AdobeStock)

Bastante populares em toda a Europa, os Mercados de Natal no velho continente são famosos por colorirem as ruas com um mágico e gracioso espírito natalino visto apenas nas telinhas do cinema. O estonteante cenário, pontuado por simpáticas barraquinhas, se funde às belas luzes e enfeites de Natal, por vezes cobertos de neve, para dar vida à uma atmosfera genuinamente única. Por ali, tudo é motivo de festa. Inclusive as guloseimas típicas da estação, o vinho quente, os biscoitos de gengibre e até mesmo o som das crianças cantando jingles.


Há ainda uma deliciosa sensação de paz e harmonia, que parece evocar uma época distante, em que as horas não passam à espera do Papai Noel, retornam até mesmo ao imaginativo do visitante mais ranzinza. E para aqueles que sempre sonharam em curtir a experiência, ou se deparou somente agora com a possibilidade, confira uma seleção pra lá de especial com alguns dos mais belos Mercados de Natal da Europa elaborada pela nossa equipe de especialistas.


Vale lembrar, é claro, que por conta da pandemia e da nova variante circulante na Europa, algumas dessas atrações podem ter sido canceladas ou remanejadas.


Confira:


Striezelmarkt, Dresden – Alemanha

Mercado de Natal de Striezelmarkt, em Dresden, na Alemanha (Foto: AdobeStock)

Se existe um destino no velho continente que adotou os Mercados de Natal como uma tradição, esse país é a Alemanha. Eles são muito populares por aquelas bandas e há diversas opções por todo o território alemão. O mais tradicional deles ocorre na cidade de Dresden, há mais de 580 anos. Seu nome, Striezelmarkt, é uma homenagem ao striezel – uma espécie de bolo feito com massa de levedura, amêndoas e passas. São mais de 200 tendas espalhadas pela Praça Altmarkt. Ali, encontra-se de tudo um pouco, de comidinhas típicas a peças de artesanato local. Fora de Dresden, já na Baviera, o Christkindlesmarkt, em Nuremberg, e o Marienplatz, em Munique, também valem a visita. O primeiro, inclusive, é realizado há mais de 400.


Estrasburgo, França

Mercado de Natal da região da Alsácia, em Estraburgo, na França (Foto: AdobeStock)

Os franceses também contam com belíssimos Mercados de Natal. Destaque para a comuna de Estrasburgo, na apaixonante região da Alsácia, que conta com um dos mais antigos mercados de Natal do país. Para a ocasião, a cidade se ilumina para as festas da estação e o ar é invadido pelo aroma de canela e especiarias. O som dos sinos e os corais com crianças realizados pela igreja dão um toque mais do que especial à experiência na cidade. Em relação aos bazares, é possível encontrar desde produtos tradicionais de época, sobretudo enfeites e chocolates, a vinho quente, crepes e guloseimas locais.


Basiléia, Suíça

Mercado de Natal na cidade da Basiléia, na Suíça (Foto: AdobeStock)

Opções de mercados de Natal na Suíça é o que não falta. Há boas opções em Zurique, Genebra e até mesmo em Lausanne, mas é na Basiléia, meio ao clima medieval desta simpática cidade à noroeste do país que um dos melhores mercados de Natal se esconde. Montado exatamente ao centro da cidade antiga, nas praças de Münsterplatz e Barfüsserplatz, o local reúne mais de 150 barraquinhas de produtos artesanais e iguarias deliciosas. Os pequenos também contam com um lugarzinho só seu, com diversas atividades.


Praga, República Tcheca

Mercado de Natal de Praga, na República Tcheca (Foto: AdobeStock)

No leste europeu, o espírito natalino também é bastante evidente. A sempre apaixonante Praga, na República Tcheca, conta com dois grandes mercados de Natal espalhados pela cidade. O maior deles acontece na Praça da Cidade Velha, e é totalmente decorado com árvores de Natal, guirlandas e luzes. Já o segundo fica na Praça Venceslau, exatamente no coração do centro histórico da capital tcheca. Em ambos, uma grande infinidade de barraquinhas repletas de artesanato, enfeites, lembrancinhas e, claro, guloseimas.


St. Thomas Market, Helsinque – Finlândia

Mercado de Natal de Helsinque, na Finlândia (Foto: AdobeStock)

Na Finlândia, a neve e o frio são elementos quase que vitais para a composição de um autêntico clima natalino. O mito do Papai-Noel, que segundo dizem os europeus, vive na Lapônia, nas montanhas ainda mais ao norte do país. Isso apenas reforça toda a mística do Natal escandinavo, que tem um dos Bazares de rua mais encantadores do norte europeu. Espere por temperaturas nada amigáveis, mas por um clima acolhedor. São mais de 100 “casinhas”, que fazem vez de barraquinhas, repletas de guloseimas e bebidas quentinhas para aplacar o frio na Praça do Senado, bem em frente à Catedral de Helsinki.



Para saber mais sobre os nossos pacotes comercializados, entre em contato via chat ou fale com um representante pelo telefone (11) 2938-4200 ou, se preferir, no endereço lazer@quicklytravel.com.br

2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page