Como é o clima no Japão?

Ao contrário do clima irregular brasileiro, onde a temperatura oscila constantemente, o do Japão é muito bem definido. As estações são exatas como um relógio britânico e não se alongam além do tempo previsto. A paisagem, assim como a gastronomia e as experiências no país também mudam conforme a época do ano e a região.


Mas antes de começar a falar sobre o que cada estação tem a oferecer e qual o melhor período para visitar o Japão, é preciso entender como funciona a geografia do país, bem como os padrões climáticos de cada região.


Foto: Cruzamento de Shibuya, Tóquio

Situado ao leste do continente asiático, o Japão é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Japão. Seu território abrange cerca de cinco grandes ilhas – Honshu, Hokkaido, Kyushu, Shikoku e Okinawa –, que se somadas a outras ilhotas formam uma nação com mais de 6.500 ilhas.


Desta forma, o país pode ser dividido em quatro regiões climáticas diferentes. Hokkaido, ao norte, com seu clima subártico, apresenta uma temperatura média anual de 8ºC e recebe uma precipitação de 1.150mm. O lado do Oceano Pacífico, desde a região de Tohoku no norte de Honshu até Kyushu, encontra-se na zona temperada. O verão por lá é quente e influenciável pelos ventos sazonais do Pacífico. Já no outro lado do país, o território próximo ao Mar do Japão apresenta um clima mais chuvoso e com muita neve durante o inverno. Ao sul, nas ilhas da província de Okinawa, o clima predominante é o subtropical, com temperatura média anual de 22ºC e precipitação de 2.000 mm.


Foto: Monte Fuji coberto de neve

Portanto, mesmo sendo um país pequeno, sobretudo se comparado ao Brasil, o clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações de acordo com a região. O inverno no centro e norte são extremamente frios. Já ao sul, em Okinawa, a temperatura é bem mais amena. A primavera, apresenta o gracioso espetáculo das flores, assim como o outono, que encanta com a queda das folhas de momiji.


Agora que você, em tese, já compreendeu como funciona a topografia japonesa e os padrões climáticos apresentados pelo país, é hora de aprender o conceito kisetsukan, que quer dizer senso de estação e descobrir o que fazer em cada época do ano e não cometer gafes ao pedir um determinado prato, fora de época, em algum restaurante, por exemplo.


Clique e confira o que fazer em cada estação do ano:

- Haru (Primavera): Março, abril e maio

- Natsu (Verão): Junho, julho e agosto

- Aki (Outono): Setembro, outubro e novembro

- Fuyu (Inverno): Dezembro, janeiro e fevereiro


E ai, pretende visitar o Japão em qual estação?


Para saber mais sobre os pacotes comercializados pela Quickly Travel, uma das três sub-distribuidoras oficiais da Match Hospitality AG para a revenda autorizada de ingressos dos Jogos Olímpicos de 2021 a residentes no Brasil, clique aqui ou com um dos nossos representantes pelo telefone (11) 2938-4200 ou pelo e-mail tokyo@quicklytravel.com.br.

11 comentários

Quickly Travel

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
quickly@quicklytravel.com.br

Filial Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, Nº 228 (Edifício Argentina)
16º Andar – Sala 1620
Botafogo - 22250-906
Rio de Janeiro - RJ
Celular: +55 (21) 99044-0364
rio@quicklytravel.com.br

Concierge

Matriz São Paulo
Av. Paulista, Nº 37- 2º Andar 
Paraíso - 01311-000
São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 2198-8588
concierge@quickly-group.com.br

Filial Manaus
Rua: Belo Horizonte, Nº  19
Sala 612
Adrianópolis - 69057-060
Manaus - AM
Telefone: +55 (92) 99498-3987
concierge@quickly-group.com.br

Siga-nos!

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone