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Brasileiros vão gastar 30% mais com viagens no final de ano

01/12/2022


Notícia: Panrotas


Brasileiros vão gastar 30% mais com viagens no final de ano (foto: AdobeStock)


De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período novamente e comprar mais cedo do que nos anos anteriores. No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, novos riscos e incertezas também pairam sobre os planos. O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, inclusive no Brasil.


O estudo mostra que os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8% - de acordo com a previsão econômica da empresa Bain. As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final do mês passado – quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, com os orçamentos de viagens no País tendo um incremento de 30%.


Por outro lado, fatores como inflação e aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada de festas. No Brasil, 53% dos entrevistados estarão menos preocupados com a pandemia nesta temporada comparado ao ano passado e 64% estarão mais preocupados com a economia.


“O estudo aponta para diversas evoluções importantes de demanda em comparação a 2021 e confirma o entendimento do mercado em outras, como a importância da loja e do compromisso com sustentabilidade. Resultados que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de Supply Chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda. Nesse contexto, tecnologias disruptivas como IA e nuvem híbrida são capazes de colocar as empresas em outro patamar de competitividade, criando ferramentas para decisões autônomas em tempo real, resolvendo situações de forma ágil, mantendo a rentabilidade apesar do aumento em complexidade”, explicou Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting para América Latina.


INSIGHTS DO BRASIL

  • À medida que os casos de Covid-19 diminuem, os consumidores no Brasil priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada.

  • Marcas e varejistas precisam estar cientes de que se os consumidores no Brasil forem forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios.

  • Devido às expectativas de interrupção da cadeia de suprimentos e aumentos de preços, 64% dos consumidores no Brasil estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos.

  • No Brasil, se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 39% dos consumidores dizem que gastarão menos, mas 33% gastarão mais se puderem encontrar substitutos facilmente. Outro ponto: se os preços da gasolina caírem, 36% dos consumidores farão mais compras nas lojas, enquanto a demanda média por viagens aumentaria 5%.

  • 59% dos consumidores pesquisados no Brasil dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.

ESTRATÉGIAS PARA NEGÓCIOS

Neste contexto de compras e viagens em plena ascensão no País, a IBM elencou quatro recomendações para que as empresas aproveitem o momento usando também tecnologias disruptivas nos negócios. Confira abaixo.


Personalize e diferencie produtos e serviços para atingir os clientes certos:

À medida que os consumidores procuram novos recursos e ofertas de empresas de viagens e varejistas, é preciso transformar dados em insights rapidamente e executar suas estratégias com precisão para fechar mais vendas nesta temporada de festas.

Recompense e incentive os clientes a fidelizar a marca: Aproveitando os programas de descontos e outras estratégias de programas de fidelidade, as empresas dos setores de viagens e varejo podem atrair e engajar clientes novos e existentes, especialmente nos segmentos de produtos não essenciais e de luxo.


Sustentabilidade com IA:

Empresas que identificam consumidores orientados por propósitos e fornecem maneiras viáveis para eles se conectarem em apoio à sustentabilidade serão capazes de conquistar a fidelidade do consumidor. Ele podem, por exemplo, usar os clientes atuais com opções de compras sustentáveis usando dados coletados da IA para combinar suas preferências com a disponibilidade de qualquer produto por local, diferentes opções de transporte para entrega e muito mais.


Planejamento para o inesperado:

Em meio às incertezas econômicas, as empresas precisam fazer planos de contingência para aproveitar novas oportunidades de mercado. Ao criar recursos para permitir flexibilidade e aumentar a visibilidade do inventário, isso ajudará as empresas a criar maneiras de realocar produtos e serviços para responder a interrupções e mudanças. A IA e a automação incorporadas aos fluxos de trabalho da cadeia de suprimentos podem permitir que as empresas sejam mais rápidas, flexíveis e otimizadas para custos e sustentabilidade. As companhias podem criar rastreabilidade em tempo real em toda a cadeia de suprimentos para uma visão única combinada com tomada de decisão com IA para entender, priorizar e resolver problemas críticos.

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