top of page

Aeroporto de Olímpia (SP) será internacional e entregue em 2025

14/04/2022


Fonte: Panrotas

O Estado de São Paulo deve ganhar, até 2025, o seu terceiro aeroporto internacional. O novo terminal da região ficará na cidade de Olímpia, no noroeste paulista, consolidando assim a região como um polo de atração turística, sobretudo para o Brasil e a América Latina. De acordo com o prefeito Fernando Cunha (PSD), em resposta à reportagem do Portal PANROTAS, a ideia é expandir o alcance da cidade como atrativo turístico, dentro do Brasil e na América Latina. "Por isso, ele será internacional, principalmente, voltado para a América Latina, pensando no Chile e na Argentina", afirma.


A cidade paulista tem nos parques aquáticos um forte atrativo para viajantes do Brasil e do exterior (Foto: Divulgação)

Fonte: Panrotas


Segundo informa o chefe da gestão municipal, o investimento previsto na construção do complexo é de R$ 120 milhões, com uma pista com 2,2 mil metros de extensão por 45 metros de largura. A configuração é pensada assim para que o terminal receba também voos de carga, além das operações com turistas.


No papel há algum tempo, o projeto deve avançar no decorrer do ano, conforme prevê a prefeitura. O cronograma avisa que o edital para contratação das empresas responsáveis por construção e operação seja publicado ainda este ano, com a formalização no primeiro semestre de 2023, com prazo de 24 meses para implantação, o que indica conclusão no primeiro semestre de 2025.


Com o projeto construído, "a ideia é trabalhar alguma modalidade com a iniciativa privada para ser concessão", antecipa Cunha.


Fernando Cunha, prefeito de Olímpia, estipula inauguração do terminal para 2025 (Foto: Divulgação)

Questionado sobre a realização de estudos de viabilidade para a construção, o prefeito informa que a gestão municipal encomendou estudos preliminares de atividades do aeroporto. "A estimativa é de que a capacidade seja para 500 mil operações por ano, sendo 200 mil operações internacionais, 200 mil operações nacionais (para destinos de todo o país) e 100 mil operações dentro do Estado de São Paulo, impactando toda a cadeia econômica, elevando o potencial de desenvolvimento e gerando emprego, renda e novos investimentos", conclui.


A cidade de Olímpia tem aumentado suas atrações turísticas e estruturas de hospedagem. Paralelamente, tem também recebido cada vez mais visitantes. Para os feriados deste mês, a estimativa da cidade é receber 150 mil visitantes.


0 comentário
bottom of page