top of page

Adesão da hotelaria de Alagoas ao selo do MTur é a maior do País

19/08/2020


A hotelaria de Alagoas tem se destacado no processo de retomada do setor turístico no Brasil, com os meios de hospedagem do destino obtendo o maior nível de adesão do País ao Selo Turismo Responsável, segundo pesquisa do Departamento de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Meios de hspedagem de Alagoas obtêm o maior nível de adesão do País ao Selo Turismo Responsável (Foto: Divulgação)

A readequação da rede hoteleira no estado é conduzida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), entidade representativa do setor, em conformidade com as diretrizes nacionais, estaduais e municipais.


O estudo revela o grau de adesão de estados e regiões brasileiras em comparação aos dados disponibilizados no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur) e, proporcionalmente, Alagoas aparece como a unidade da federação com maior número de meios de hospedagem certificados. A pesquisa aponta uma adesão de 38% no estado durante os dois primeiros meses de criação do selo, superando a média nacional de 21%.


Os empreendimentos recebem a chancela federal a partir do comprometimento com a adoção de boas práticas de saúde, segurança e atendimento. As adaptações realizadas pela hotelaria atendem a rigorosas medidas de higiene e distanciamento social em todos os setores dos empreendimentos, que estão reunidas em um protocolo específico, validado pelas principais entidades do Turismo nacional e adotado pelos cerca de 90 hotéis associados à ABIH-AL.


“A certificação passa confiança ao viajante, eleva a competitividade do destino e melhora a imagem dos nossos produtos nos mercados emissores. Junto a parceiros comerciais e aos governos federal, estadual e municipais, a ABIH-AL desenvolve um trabalho de promoção e fortalecimento da hotelaria, setor que atrai milhares de turistas a cada ano. Neste processo, é fundamental que os empreendimentos estejam aptos para receber os visitantes diante da nova realidade”, diz o presidente da associação, André Santos.


Ao todo, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no final de julho, Alagoas conta com 423 empreendimentos turísticos com o selo do MTur, sendo 178 meios de hospedagem. A maioria está em Maceió, Maragogi, Piranhas, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro.


Fonte: Panrotas

0 comentário
bottom of page